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Como administrar um negócio no setor médico

Isakc Moura 0

Aumenta o número de pessoas que se interessam em saber como administrar um negócio no setor médico.

Isso por que o mercado brasileiro de saúde tem desempenhado um importante papel no cenário nacional nos últimos anos.

Segundo a Associação Brasileira dos Planos de Saúde (Abrange), o setor médico foi responsável por cerca de 9,3% do PIB em 2014.

No ano seguinte, ainda de acordo com a mesma associação, o mercado da saúde foi o 3º maior em geração de empregos. Estima-se que o setor tenha gerado mais de 4 milhões de vagas de trabalho.

Além disso, a Abrange ainda aponta que a saúde é um dos maiores desejos da população brasileira. Isso de acordo com uma pesquisa que mostrou os três maiores desejos populares do país.

O primeiro é a educação, o segundo é o tradicional sonho da casa própria, e o terceiro é ter acesso a um bom plano de saúde.

Boa parte desse crescimento tem se dado pela expansão e valorização da iniciativa privada no âmbito da saúde. Que por sua vez tem encontrado um progresso facilitado em decorrência do serviço público de saúde ser bastante ineficiente.

Por fim, dois outros fatores a se mencionar são as parcerias entre farmácias e clínicas – a fim de tornar alguns medicamentos mais acessíveis – e as clínicas populares.

Tudo isso cria um ambiente muito estimulante para que profissionais da saúde abram suas próprias clínicas e consultórios médicos.

Esses são um tipo de negócio muito único, pois não é possível, nem desejável, que o profissional se desvencilhe da sua formação e torne-se apenas um empresário.

Porém, é nesse ponto que começa a bater uma questão pertinente na mente desses profissionais que agora também são donos de um negócio no ramo da saúde.

Que é a de justamente não saber ao certo como administrar um negócio.

Por conta disso, decidimos trazer esse tema para a nossa conversa de hoje.

Aqui vamos compartilhar alguns conhecimentos que todo profissional de saúde deve saber ao abrir um negócio no setor.

Então, você que está se aventurando nessa nova jornada e ainda não sabe como administrar um negócio, continue lendo com atenção.

Deixe as distrações de lado e tome suas notas.

O que é essencial sobre como administrar um negócio de sucesso e 2 principais mitos sobre administração

Antes de chegarmos ao aspecto mais direto e focado na administração de negócios no setor de saúde, é preciso falarmos um pouco sobre administração em geral.

E falarmos disso se faz necessário porque existe muita simplificação ao redor do termo, e essa redução de importância e aprofundamento pode tornar o trabalho raso.

Além disso, existem alguns mitos, particularmente dois, sobre o que é a administração de empresas de fato e como ela é feita corretamente.

Vamos começar pelos mitos.

#1º Mito: sem formação profissional na área, não se pode atingir a excelência na administração de um negócio

A administração de empresas é uma ciência bastante ampla e complexa, que inclui em si várias atribuições.

Campos de estudo como a contabilidade, marketing e finanças estão presentes no conjunto de conhecimentos que um administrador em algum momento terá de aprender.

Entre as funções principais que um administrador de empresas deve desempenhar estão a de planejar, organizar e gerenciar os recursos de uma organização. Sejam esses recursos pessoais ou financeiros.

Em suma, é dever do administrador de empresas gerenciar as operações da companhia de forma geral, assim como os recursos que ela dispõe.

Não é uma tarefa destinada a pessoas com pouca iniciativa e ânimo por fazer e se aprimorar.

É uma ocupação que demanda um conhecimento que vá se ampliando com o tempo e a experiência no trabalho.

E o nosso primeiro mito sobre administração de empresas e sobre como administrar um negócio é que, para ser um bom administrador, é preciso formação acadêmica.

Muita gente acredita, e até já houve senador que queria determinar em lei, que quem fica a cargo da administração de um negócio precisa de formação profissional.

Como se só o fato de ter um diploma de administração fizesse alguém ser automaticamente um bom gestor.

O que não é verdade, sem falar que existem muitos CEO’s de multinacionais que são formados em outras áreas. Mas que se dedicaram a aprender e vivenciar na prática a administração de um negócio, tendo como seu principal professor a experiência direta.

Certamente isso conta bastante na facilidade em conduzir um negócio de saúde.

#2º Mito: administração de empresas é sinônimo de um emprego certo

O segundo maior mito sobre administração de empresas é o de que alguém formado na área possui emprego garantido.

Esse mito tem relação direta com o primeiro e baseia-se na ideia de que toda empresa necessita, obrigatoriamente, de um administrador bacharelado para funcionar bem.

O que já vimos que acaba sendo uma premissa sem grandes fundamentos.

Agora, vamos entender os pilares básicos que devem ser conhecidos por quem quer aprender como administrar um negócio.

Os quatro pilares da administração empresarial para negócios de sucesso

Antes de passarmos a dar um foco maior na gestão de negócios no ramo da saúde é necessário conhecer os 4 pilares da administração de empresas.

No entanto, os pilares que vamos tratar são os que dizem respeito às características e capacidades que a pessoa no comando da empresa deverá ter.

E que são fundamentais para que um empresário entenda como administrar um negócio e possa executar tal missão com êxito.

São eles:

1- planejamento

2- organização

3- liderança

4 – controle.

Vamos ver o que eles são e como o administrador os emprega para o benefício do negócio, assim como sua aplicação num empreendimento da saúde.

[1] Planejamento

O planejamento é a capacidade que todo administrador deverá possuir para pensar as diversas situações que ocorrem na empresa e traçar a melhor solução possível.

Além disso, é com o planejamento que o administrador consegue executar estratégias e analisar o mercado para aproveitar oportunidades e gerenciar melhor os recursos disponíveis.

Também cabe na capacidade de planejamento a análise de riscos durante as operações e investimentos da empresa

Aplicado em um negócio no setor médico e da saúde, essa capacidade terá de ser empregada também na organização de agenda e fluxo de trabalho do empreendimento.

O planejamento correto também será vital na parte de aquisições para o empreendimento, já que as compras de itens médicos em geral não saem nada barato.

[2] Organização

Essa é uma capacidade que todo administrador deve ter, e se você ainda não tem precisa melhorar isso já.

Todo bom administrador deve ter um processo de trabalho que torne o seu dia na empresa o mais produtivo possível. E a melhor forma de conseguir alcançar isso é através da organização, tanto do seu ambiente de trabalho, como dos dados e relatórios que trabalha e sua agenda.

Mais ainda, ele precisa estender essa prática de gerar processos organizacionais a toda a empresa. De modo que os colaboradores também adotem mecanismos de organização e passei a trabalhar de maneira mais eficaz, com um aproveitamento de tempo melhor e com mais facilidade.

Em um negócio no setor médico, da saúde, a organização se torna imprescindível em todos os níveis. Especialmente no âmbito de atendimento aos pacientes.

A gestão e organização de informações sobre cada um deles precisa ser muito cuidadosa, a fim de não haja perda de dados ou equívocos em um laudo ou receita, só para mencionar um exemplo.

[3] Liderança

A capacidade de liderança deve ser entendida de modo diferente a de comando.

Afinal, são duas palavras diferentes e com significados antagônicos, visto que alguém que comanda e ordena em uma empresa sempre terá apenas funcionários que acatam ordens.

Profissionais que por vezes não terão motivação alguma para dar um tratamento de qualidade aos clientes (que no caso de uma clínica, são os pacientes) e que irão se limitar a fazer sempre o mínimo possível.

Já um administrador que lidera um projeto e dá uma direção que toda equipe – desde o funcionário de menor nível hierárquico até o dono – precisa seguir com empenho para alcançar o objetivo, tem um resultado diferente.

Ele será capaz de ter uma equipe motivada e que trabalhe junto consigo para o crescimento do negócio.

E que, no caso de um empreendimento no mercado de saúde, sempre irá visar o melhor para quem consome seus produtos ou serviços, e confia no atendimento da sua empresa.

[4] Controle

O controle como pilar fundamental de como administrar um negócio com sucesso não trata de ter uma equipe acatando cada decisão do gestor.

Mas sim dos aspectos mais operacionais e dos números da empresa.

Ou seja, trata do controle financeiro da empresa, dos relatórios de satisfação dos pacientes, fluxos de caixa e de trabalho, etc.

Enfim, o controle como característica positiva para um administrador é aquele exercido sobre os dados e a operação da empresa.  Não sobre sua equipe.

Agora que conhecemos esses quatro pilares, vamos ver algumas importantes dicas de como administrar um negócio no mercado de saúde.

Estabeleça a missão, valores e metas do seu negócio junto à equipe da sua clínica ou consultório

Os profissionais da área da saúde que decidem gerir um negócio no setor têm uma grande vantagem nos quesitos missão, valores e metas.

Dependendo do tipo de negócio no setor médico, a definição da missão, valores e metas para a empresa será muito mais fácil de fazer.

O empresário que vai administrar uma empresa na área da saúde, sendo ele já um médico, terá um olhar mais humanizado a respeito dos clientes que usarão seus serviços.

E é justamente esse olhar que permite ao administrador estabelecer melhor a missão e os valores da empresa, de acordo com o que um negócio desse ramo pede.

Definir esses três pontos é essencial no começo de qualquer empresa, e não há como administrar um negócio sem definir corretamente tais pontos.

Cuide sempre do controle de desempenho e da comunicação interna

Nenhuma administração pode ser tida como eficaz, ainda que a empresa opere no lucro, quando seu administrador não tem meios de controle e monitoramento de desempenho.

Ainda mais quando se trata de um empreendimento no ramo da saúde, onde não existe espaço para um trabalho ineficiente ou lento demais.

Saber monitorar o desempenho, a performance de uma equipe dentro de uma empresa, além do seu fluxo de trabalho, tem um papel importante dentro de como administrar um negócio.

Além disso, trabalhe para que os funcionários de todos os setores do seu negócio comuniquem-se bem uns com os outros.

É preciso que dentro do estabelecimento, especialmente ao falarmos sobre um negócio no mercado da saúde, os colaboradores troquem informações entre si com agilidade e precisão.

Assim, disponha para toda a equipe os melhores recursos possíveis que melhorem a forma como esses setores vão se intercomunicar.

Esteja atento ao que as empresas concorrentes da sua área fazem e empenhe-se em tornar-se melhor

Todo gestor de empresa sabe que não há como administrar um negócio bem, se ele não ficar atento aos seus concorrentes de mercado.

Isso também vale para o setor de saúde.

É preciso sempre analisar o que as clínicas e consultórios especializados na sua área estão fazendo.

De que forma atendem e tratam dos seus pacientes, se há alguma política de acessibilidade para pessoas que não podem arcar com tratamentos caros, etc…

É fundamental que essa observação seja feita de forma constante e minuciosa, possibilitando o desenvolvimento de estratégias, inovações e melhorias que superem seus concorrentes no mercado.

Essas ações devem ser determinadas e colocadas em prática com a máxima rapidez possível.

Conte com um bom parceiro para ajudar você com seu negócio

Agora que você sabe um pouco mais sobre como administrar um negócio no ramo da saúde, aqui vai um convite antes de terminar nossa conversa…

Para que sua clínica obtenha mais sucesso e seja referência no mercado, é essencial que você busque bons parceiros e distribuidores.

Assim, toda cadeia de atendimento e entrega funcionará como deve ─ e a satisfação será garantida.

É nesse contexto que a Biotecmed pode ajudar você…

Nossa missão é distribuir materiais e equipamentos para salvar vidas e manter a integridade física das pessoas, garantindo que nossos clientes fiquem satisfeitos com a qualidade do nosso serviço e atendimento.

Temos nos consolidado como referência na distribuição de materiais e equipamentos para saúde, pela qualidade no serviço, investimento contínuo em tecnologia e soluções logísticas.

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